A rotina com um bebê: segundo mês

As visitas desistiram de querer me ajudar. Quando o bebê dorme, eu preciso dormir, e não consigo dormir sabendo que tem visita. Quando ele acorda, não há nada que ninguém possa fazer, é peito e nada mais. Fim de papo.

O marido voltou a trabalhar, isso significa que, de alguma forma, eu preciso fazer a comida chegar até minha boca por conta própria. Fudeu! A rotina ficou assim:

06:00 Acordo com um cutucão do marido no meu pé. “O que você está fazendo no sofá?” Caralho, o que eu estou fazendo no sofá? Bom dia pra você também, querido. Não faço ideia da hora em que adormeci ali, mas lembro de ter assistido a partes do Jô, ao Corujão do Esporte e ao pedaço de algum filme na Globo. Isso significa que o bebê havia acordado três vezes aquela noite. E que da última vez eu dormi sem querer enquanto amamentava no sofá.

Não amamento mais na cama para o marido poder dormir melhor porque precisa trabalhar cedo. E porque na sala, teoricamente, eu posso acender a luz e ligar a TV, para me manter acordada e evitar fazer exatamente o que eu havia feito: dormir sentada com o bebê no colo e ser acordada com um cutucão mau humorado no pé. Fail.

Meu marido prepara meu café e durmo como ali mesmo, antes que o filhote acorde. Mas ele acorda. Troco fralda aos tropeços e volto pra sala que nem bola de pinball, topando em todas as paredes. Ponho o neném pra mamar. Agora não parece mais que ele vai sugar minha alma, a pega já está certinha e já consigo deixar uma mão livre para comer.

Tudo parece certo quando, de repente, o neném vomita. Não é golfada, é vômito mesmo. Leite pra todo lado. Molha a minha roupa, minha calcinha, o sofá e o chão. Ah, e a roupa do bebê também. Vai o pai limpar a criança e a mãe se trocar. Alguém liga pra pediatra. Ela fala algo sobre meu consumo de leite. Tinha comido queijo provolone. Certo, não como mais! Esse menino deve ser intolerante à lactose.

O marido está atrasado, mas aproveito que ele está com o bebê para poder ir ao banheiro fazer xixi mais rápido do que o Usain Bolt corre 100 metros. Escovar os dentes é um luxo, deixo pra depois. A roupa do marido está meio amarrotada porque ele mesmo teve que passar. Com o tempo ele melhora. Será por isso que está meio carrancudo? Fico pensando que deve ser culpa minha e nos despedimos com um beijo meio seco.

Ajeito os travesseiros, o pote de biscoitos e a garrafa de água no sofá e me recosto com o bebê no colo para tentar descansar um pouco antes que ele acorde outra vez. Será que um dia esse sono vai passar? Mas ele acorda, pontualmente, a cada duas horas. Troco fralda, dou peito, ando em círculos imaginários pela casa até que ele volte a dormir. Isso leva uma hora e meia, o que me deixa apenas meia hora para escolher entre comer ou dormir. E eu sempre escolho dormir. Quando a programação da TV acusa que está na hora do almoço, abro o congelador e pego alguma coisa que minha mãe preparou para uma emergência – o que pra mim é todo dia – e jogo no microondas com apenas uma das mãos. Ufa, ainda bem que esse bebê é magrinho!

Passo a tarde de camisola, amamentando, andando em círculos, cochilando o quanto posso, comendo quando consigo e rezando para o marido chegar logo em casa e eu ter alguém pra conversar. Mas ele chega depois de ter ido ao supermercado e tem outros tipos de declaração de amor para me fazer: como guardar as compras, dar banho no bebê, colocar roupa para lavar, pendurar no varal, passar um pano no chão, fazer janta para nós dois , passar o uniforme para trabalhar no dia seguinte e ainda conversar com a esposa que passou o dia sozinha! Opa, não deu tempo de conversar comigo. Será que é porque esqueci de escovar os dentes? Caramba, acho que ele ainda me ama, mas não tá fácil pra ninguém!

Deixe um comentário

