Avó não é mãe

As pessoas perguntam como é ser avó, o que se sente, o que muda… Nada! Não muda nada. Você continua sendo mãe, só que sua filha ou seu filho agora é mãe ou pai. Simples assim.

Quando me perguntavam como eu estava me sentindo como avó, eu respondia simplesmente: ótima! O que sentir mais? Orgulho da minha filha e genro? Sim, muito! Felicidade por eles e pelo bebê? Sim, muita! Falta de sono? Não! Cansaço? Não! Dúvida de como agir? Não!

Sempre achei que meu papel de mãe é apoiar, orientar, ajudar quando solicitada, estar sempre ao alcance, disponível, mas sem nunca querer assumir o papel da mãe, as tarefas da mãe e do pai, nunca ultrapassar os limites ou disputar espaço. Eu sempre quis que minha filha e meu genro fossem os primeiros em cada novidade do meu neto – em cada primeiro ato dele. Ouvir deles o relato de cada acontecimento, e se possível presenciar com eles a repetição desses momentos, é maravilhoso. Recebo fotos e vídeos das novidades e acho o máximo, é como se estivesse curtindo junto. E viva a tecnologia a nosso favor!

Eu tenho opinião própria sobre como criar filhos, porque criei as minhas. Tenho experiência com as duas – e experiências diferentes. Então, se pedem minha opinião ou se querem contar com minha experiência como mãe, na hora! Estou sempre pronta pra contribuir. Confesso que às vezes escapa um pitaco ou outro, mas… é coisa de mãe.

A maternidade/paternidade é algo tão especial, que só vivendo! Mas avós não são pais, são avós. Assim como tios não são pais. Primos não são pais. Amigos não são pais.

Amo ver meu neto crescendo, aprendendo, demonstrando habilidades, se socializando… Brinco com ele, canto pra dormir, sou paparazzi, mas tudo dentro dos meus limites de avó-coruja. Quero ser a mãe disponível pra minha filha, o colo pra quando qualquer um deles estiver cansado, a avó querida do meu neto. Quero estar aqui, curtindo e amando, como se fosse um filho – só que não.

Deixe um comentário

